Proinfo

quinta-feira, 27 de março de 2014

Atividades da semana, na sala de informática

As turmas de alunos do 1º ano matutino e vespertino da professora Aurea, fizeram uma atividade com o objetivo de treinar o conhecimento das letras do alfabeto, e a coordenação motora.

 

Com o objetivo de revisar as letras do alfabeto e treinar a formação de palavras, os alunos da turma do 2º ano matutino da professora Jussara, realizaram várias atividades na sala de informática .





Já as turmas do 3º ano matutino da professora Maria Cristina, e vespertino da professora Joseane, fizeram uma atividade com os números, com jogos de soma e subtração, de modo a treinar estas operações matemáticas.




Também com o objetivo de trabalhar a alfabetização, os alunos do 4º ano matutino e vespertino da professora Denise, jogaram na sala de informática, alguns jogos de completar palavras, formar palavras e memorização das mesmas.






Obs: Em conjunto com os professores da sala de aula, as aulas de informática são planejadas com atividades pedagógicas que venham a complementar os conteúdos ministrados em sala. Com o propósito de fornecer ao aluno a oportunidade de revisar, treinar e conhecer novas atividades relacionadas ao conhecimento pré-adquirido em sala, é nas aulas de informática, através do uso da tecnologia, que estes alunos recebem esta oportunidade, e assim, possam corresponder a este objetivo.
At, Professor de Informática

terça-feira, 25 de março de 2014

Uso Social do Número

Com o objetivo de perceber os diferentes usos dos números no contexto social, os alunos das turmas do 2º ano matutino e vespertino, sob a orientação da professora Jussara e da professora de educação especial Luana, realizaram uma atividade em sala, a qual os mesmos conseguiram obter esta percepção. Confira fotos abaixo!






24/03/2014

quinta-feira, 20 de março de 2014

BULLYING, ISSO NÃO É BRINCADEIRA!

O Grupo Escolar Evanda Sueli, preocupado em evitar possíveis atitudes de Bullying entre os estudantes, está engajado em apoiar a campanha com iniciativa do Ministério Público e Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, na distribuição de um folder explicativo (fotos abaixo). Com o objetivo de mostrar aos estudantes os males desta ação, os professores distribuíram este folder  entre os alunos, e iniciaram um trabalho de conscientização contra este mal. Neste explicativo, pode-se obter informações gerais sobre Bullying, ou seja, a explicação do que é Bullying, como ele acontece, quais as consequências, e como detectar entre os alunos.
Bullying: É preciso ficarmos atentos!!!!






A Direção

Atividades da Semana

Na aula de informática desta semana, os alunos do 1º ano matutino/vespertino (ProfªAurea), fizeram duas atividades, uma com os números e outra com as letras do alfabeto, ambas através do programa Gcompris. No jogo com o dado o aluno tem que fazer a contagem de pontos no mesmo e teclar no número correspondente. No jogo das letras o aluno identifica a letra e localiza no teclado teclando sobre ela. O objetivo destas atividades foi exercitar a aprendizagem e concentração através da contagem, reconhecer e localizar os números e as letras no teclado.




As turmas do 2º ano matutino/vespertino (Profª Jussara), com o auxílio do programa Gcompris, fizeram uma atividade de matemática com as operações de soma, subtração e multiplicação (tabuada de 1 e 2). Na atividade de soma e subtração, os alunos tiveram que executar a operação matemática usando dedos das mãos para auxiliar na contagem dos números. Já na multiplicação, o professor de informática realizou uma breve introdução da tabuada de 1 e 2, com a participação dos alunos.














Nas turmas do 3º ano (professora Maria Cristina 3º/matutino e professora Joseane 3º/vespertino), realizou-se uma atividade no computador com o auxílio do aplicativo BrOffice.org Writer. Assim como aconteceu com os alunos do 4º ano que já realizaram esta atividade em outra aula, a mesma se repetiu para as turmas do 3º ano. Porém, teve o acréscimo de uma segunda atividade, a qual os alunos tinham que identificar o antecessor e o sucessor do número correspondente. No exercício 1), os alunos tinham que observar, identificar e digitar o nome dos números por extenso ao lado, em uma tabela elaborada pelo professor de informática. No exercício 2), os alunos tinham que digitar o número antecessor e o sucessor em uma tabela montada para esta atividade. Essas atividades foram executadas com o propósito de complementar o conteúdo adquirido na sala de aula, e teve por objetivo diagnosticar eventuais dificuldades dos alunos em reconhecer os números, e saber escrevê-lo. Esta atividade foi impressa para que os alunos pudessem corrigir seus erros em sala de aula junto a professora, e com isso terem a oportunidade de refazer a mesma novamente.




As turmas do 4º ano matutino/vespertino (Profª Denise), assistiram através do data-show, na sala de informática, um vídeo educativo que trata da higiene, física, mental e social, como complemento do conteúdo visto em sala de aula. O objetivo deste vídeo foi reforçar a importância do assunto Higiene e Saúde abordado pela professora na sala de aula. Após assistirem a este, os alunos puderam se divertir com jogos educativos sobre higiene, disponível no site: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html  .











quinta-feira, 13 de março de 2014

Algumas atividades da Semana


Os alunos da professora Aurea, do 1º ano matutino e vespertino , no primeiro contato com o computador, foram orientados pelo professor de informática, a fazer atividade com o uso do mouse, com o objetivo de treinar a coordenação motora com o auxílio do Programa "Gcompris".





Na aula de informática desta semana, os alunos do 2º ano (professora Jussara - matutino/vespertino) e 3º ano (professora Maria Cristina 3º/matutino e professora Rosimere 3º/vespertino), com o auxílio do programa "Gcompris", realizaram a revisão do alfabeto e digitação de palavras como complemento das atividades em sala de aula. Com o objetivo de relembrar o conhecimento das letras e formação de palavras esta atividade também favorece a interação com o teclado do computador: a observação das letras, quando estão maiúsculas ou minúsculas, conhecer como funciona a tecla "Caps Lock", auxiliar na localização das letras no teclado e também treinar a digitação para futuras atividades pedagógicas que irão requerer este conhecimento.




Já as turmas do 4º ano ( professora Denise – matutino/vespertino), realizaram uma atividade no computador com o auxílio do aplicativo BrOffice.org Writer, a qual tinham que observar, identificar e digitar o nome dos números por extenso ao lado, em uma tabela elaborada pelo professor de informática. Essa atividade foi executada como complemento do que foi feito na sala de aula, e teve por objetivo diagnosticar eventuais dificuldades dos alunos em reconhecer os números, e saber escrevê-lo. Esta atividade foi impressa para que os alunos pudessem corrigir em sala de aula junto a professora, seus erros e terem a oportunidade de refazer a atividade novamente na sala informatizada. Confira fotos abaixo!














 





At, Professor: Luciano

Você é o visitante nº