Material didáctico: Com cartolina, tesoura, régua e lápis, podes fazer o teu MAB (CDU)
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Jogos com Unidades, Dezenas e Centenas: Começa por (HTU ou TU). Tens inúmeras possibilidades. A imagem à direita refere-se aos exercícios "Supporting calculation". A imagem «HTU» refere-se a «Show the amount» |
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Identifica o valor posicional, com autocorreção: Preenche os espaços com o valor de cada ordem (CDU). Só para números entre 100 e 999. | Centenas, dezenas e unidades: JOGO de contagem, com autocorreção. OBJETIVO: Fazer um número, com blocos. (CDU) |
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Dezenas e unidades: Repara no número que te é apresentado e clica nas dezenas e nas unidades correspondentes. Este jogo faz-te compreender com facilidade o valor posicional dos algarismos (base 10). Clica F11 para jogar e sair. RETROCEDE! Dezenas e unidades: Para obteres 15, clica no 10 e acrescenta 5. |
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Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: seleccionas os números de cima (30 e 9) e, depois, pressionas na seta para ver o número composto. Podes registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma. Clica F11 para jogar e sair. |
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Clica para decompores: Deves escolher se preferes o MAB (placas, barras e cubinhos) ou o ÁBACO. Depois, clicas em cada ordem e vê o que acontece. Clica em baixo, para decompores ou compores os números obtidos. | Clica para decompores: |
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Clica para decompores: Podes escolher números inteiros e decimais. | Representa números com blocos: Deves escolher os blocos correspondentes ao número dado pelo jogo. NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB. |
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Representa números com blocos: Digita o número correspondente aos blocos apresentados. NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB. | Contagem de 2000 até 2 000 000: Apresentação PPT. Projecte na sala de aula. Contém exercícios com números para compor e exercícios de cálculo mental. |
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Compor e decompor n.os: Jogo com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha. Clica na imagem à direita. |
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Com um ábaco manipulado por ti, podes pedir aos teus colegas para adivinharem que número representaste. Esconde/Mostra o número. Clica nos sinais + e - para representares os números. Podes clicar também na imagem à esquerda. FAZ TU MESMO exercícios com ábacos (Word 2003) | |
Jogo do ábaco: Neste jogo, muito agradável visualmente, podes escolher 2 modos de jogar: Free ou Computer questions. No exemplo da imagem à esquerda, o computador pediu-me para eu representar o maior número par com 4 esferas, no ábaco de CDU (centena ...). |
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Contar 3 ÁBACOSos: Tens 2 exercícios, com unidades, dezenas, centenas e milhares. |
Centenas, dezenas e unidades: Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. F11 para jogar e sair. Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior. Centenas, dezenas e unidades (idem) Clica AQUI, para um folha de cálculo EXEL, com exercícios semelhantes. Sai sem gravar. Ativa "Macros" |
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Centenas, dezenas e unidades (CDU): Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número. NOTA: A imagem refere-se ao jogo da próxima linha. Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU): Quase igual ao anterior, mas sem composição. F11 para jogar e sair. |
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COMPOSIÇÃO com Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU): Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número. Podes ainda esconder os valores selecionados e descobrires que número foi composto. |
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Centenas, dezenas e unidades: Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança arrasta para o jogo as placas, as barras e as unidades e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. Exercício MB se tiver um ecrã de grande formato. Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior. |
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Milhares, centenas, dezenas e unidades: Estuda este jogo aqui: Milhares, centenas, dezenas e unidades (doc) Começa por 1 e vai até 10. Envia as 10 bolinhas para as dezenas. | |
Vídeo explicativo do valor posicional dos algarismos, na base dez. Tem exemplos muito práticos, comparando números parecidos (205/250). Para visualizares os filmes, clica na imagem. | |
| Milhares, centenas, dezenas e unidades: Primeiro, deves ampliar o tamanho do jogo; para isso, deves manter pressionada a tecla Ctrl + rolador do rato. Podes fazer isto para muitas outras situações e programas, documentos... . Esta actividade serve mais para compreenderes do que para fazeres; no entanto, quando «vai 1», isto é, quando atinges dez unidades de qualquer ordem, és tu que agrupas ("regrouping") |
Neste jogo, deves observar a representação numérica "Cuisenaire" e clicar num dos 3 números que te são mostrados. |
Para começar, clique na grelha para obter diferentes modos. Este jogo é excelente para calcular mentalmente. Para somar, utilizar a parte de cima do jogo para uma parcela e a parte de baixo para outra. O mesmo para as outras operações. Foi aqui que as crianças aprenderam a contar de 100 em 100; aprenderam a somar com transporte. NÃO FUNCIONA |
Identifica dezenas e unidades: Jogo simples mas eficaz. Clica em «START». Aparece uma barra e deves clicar no cartão «10». |
Valor dos algarismos do número 789: Clica em todas as possibilidades de resposta. |
Tem M CDU / Clica F11 para ecrã maior | Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: Você selecciona os números de cima (30 e 9) e, depois, pressione na seta para ver o número composto. Os alunos podem registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma. Se tiver dúvidas, contacte-me. |
Jogo semelhante ao anterior, com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha. |